“Fala com Sabedoria, Ensina com Amor”, lema da Campanha da Fraternidade 2022, busca a reflexão sobre a importância da educação como um processo permanente, escreve Andrade

As palavras do Papa João Paulo II, dirigidas aos bispos brasileiros em 1986, continuam vivas e pertinentes. Naquela época, como nos dias de hoje, os problemas e injustiças sociais exigiam dos cristãos católicos uma atuação vigorosa e decisiva.

Nesse sentido, a Campanha da Fraternidade com o tema da educação e com o lema “Fala com Sabedoria, Ensina com Amor” (Provérbios, 31, 26) se insere não apenas entre as ações úteis, oportunas e necessárias, mas principalmente entre as ações proféticas e, portanto, essenciais a serem desenvolvidas pela Igreja Católica no Brasil.

O tema é amplo e, por isso, múltiplas podem ser as abordagens a serem realizadas. Afinal, a educação é um processo permanente que deve envolver a todos e todas: família, escolas, universidades, pastorais, igrejas, meios de comunicação, redes sociais, ONG, sindicatos, poderes públicos etc.

A reflexão que se pretende realizar inicia com o reconhecimento da importância da educação. Diante disso, a escolha torna-se essencial no momento presente como um dos instrumentos mais decisivos para a superação de alguns dos males que mais prejudicam a sociedade brasileira, sobretudo a nossa absurda e cruel  desigualdade social. Igualmente para a superação da  mentalidade negacionista e seus efeitos perniciosos sobre o cotidiano das pessoas. A negação não é um elemento ruim. Faz parte da experiência humana, como por exemplo, no caso da existência de uma opressão, a resistência, enquanto mecanismo de negação, se configura em algo positivo.

Contudo, é necessário considerar os aspectos maléficos que se constituem nas manifestações do chamado negacionismo.

O primeiro deles é o ato de negar a ciência. Pela sua própria natureza e definição a ciência não se reivindica como uma verdade universal e absoluta. Entretanto, é inegável que seus avanços no decorrer da história têm trazido grandes benefícios à humanidade.

A filosofia e a teologia católica nos ensinam que a ciência e a fé não se excluem; ao contrário, se complementam.

Reflitamos: no caso da Pandemia da COVID 19 o negacionismo da ciência tornou – se ainda mais fatal. Quantas vidas teriam sido salvas se as pessoas não negassem a vacina ou a própria existência do vírus.

Outras milhares de vidas teriam sido salvas se os tratamentos ineficazes fossem substituídos por medidas de proteção sanitária e a utilização das vacinas.

Outra manifestação do negacionismo está vinculada à fé. Nossa ação consciente deve nos fazer enxergar aqueles praticantes dessa forma de negação “de dentro pra fora”. Ou seja, aqueles que exercem sua fé a partir de posturas de intolerância, preconceito e fundamentalismo religioso.  O que está em total desacordo com os ensinamentos de Cristo, o bom pastor (Jo. 10, 11) que busca a ovelha perdida e a acolhe, pois “o bom Pastor dá a sua vida pelas ovelhas”.

As lições de amor ao próximo, respeito e solidariedade com aqueles que sofrem são princípios fundamentais do cristianismo. Infelizmente, assistimos o distanciamento e o surgimento de novas perspectivas que colocam todos contra todos.

Um caminho pleno somente será alcançado apenas se a humanidade compreender que a jornada terrena se faz na interação entre todos e todas.

Sejamos humildes para assimilar a orientação do texto base da Campanha da Fraternidade quando nos convida a experienciar a pedagogia de Cristo ao partilhar os ensinamentos com simplicidade, numa linguagem acessível e repleta de experiencias cotidianas.

É com o olhar na pedagogia de Jesus, mestre dos mestres, que a igreja no Brasil lança o tema da campanha da fraternidade no dia 02 de março, Quarta-Feira de Cinzas, início do período quaresmal.

Que o Deus Trino e Misericordioso toque todos os corações por meio da Campanha da Fraternidade e nos permita afirmar a fé e a ciência como   pilares de sustentação da caminhada humana.

via: www.otempo.com.br/opiniao/artigos/educacao-e-tema-da-campanha-da-fraternidade-1.2625283