A secretária nacional de Finanças e Planejamento do Partido dos Trabalhadores (PT) e pré-candidata a deputada federal, Gleide Andrade, cumpre agenda em João Monlevade neste fim de semana.  Ela vem à cidade no domingo (5), onde terá reuniões, visitas e encontros com lideranças comunitárias, sindicais e políticas.  ‘Quero conhecer de perto a realidade de João Monlevade, ouvir as lideranças sindicais, comunitárias, principalmente as mulheres, conhecer as demandas da região e buscar soluções conjuntas’, afirmou Gleide Andrade, que lançou sua pré-candidatura no último sábado, 28 de maio, em Belo Horizonte.

Segundo a assessoria da pré-candidata, celebrando o Dia Mundial do Meio Ambiente, ela estará no Parque do Areão, onde participa de passeio ciclístico em comemoração à data, organizado pela Prefeitura. O roteiro vai do Parque, no Satélite até o Centro de Educação Ambiental (CEAM), no bairro Jacuí.  Gleide Andrade vai participar do passeio, quando receberá também reivindicações da Associação Bike é vida (Abivic) e assumirá compromissos com o ciclismo, por mais saúde, sustentabilidade ambiental e mobilidade urbana. Em seguida, está previsto almoço no Floresta Clube com amigos e amigas da cidade.

Ela contou o porquê de ter resolvido tentar um cargo eletivo em Brasília. ‘Sou candidata para representar as mulheres, representar o povo mineiro e ajudar Lula a botar o Brasil de volta nos trilhos’, disse.

Histórico e atuação

Gleide Andrade é graduada em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC-MG), com atuação destacada no Movimento Estudantil. Foi presidente do Diretório Central dos Estudantes (DCE), liderando a luta contra o aumento abusivo das mensalidades e pela universidade pública, gratuita e de qualidade. Foi professora da rede particular e estadual, e na rede municipal de Betim, Contagem, Belo Horizonte e Divinópolis. Trabalhou também na Assembleia Legislativa e nas gestões do PT na Prefeitura de BH, onde atuou na estruturação do Orçamento Participativo e na criação do Conselho de Mulheres. Teve papel decisivo como coordenadora da Campanha Nacional pela Reforma Política. Ocupou diversos cargos nas direções estadual e nacional do PT. A pedido do pré-candidato a presidência, Lula, ela decidiu se candidatar a deputada federal por Minas Gerais.