Entre os dias 08 e 11 de setembro, a pré candidata a deputada federal Gleide Andrade visitou cidades do Vale do Mucuri e Jequitinhonha. Em Itambacuri ela se encontrou com apoiadores.
Logo depois, em Teófilo Otoni, participou da plenária do candidato a deputado estadual @tarcirleidebrito, no Sindiute, junto com o presidente do PT da cidade @guilhermedecastrohenriques, da companheira e secretária de Saúde @maflaviaoficial e da Tina, do Conselho de Saúde do município.
Gleide reafirmou seu compromisso com a cidade, com a região e por Minas de lutar, junto com Lula, para acabar com a fome no país.
Logo depois seguiu para a cidade de Novo Cruzeiro. Uma das coisas que tocam no Vale do Jequitinhonha é a beleza da paisagem da região, os morros e formações rochosas. Gleide se recordou de uma fala do escritor mineiro Guimarães Rosa: “Reconheço, porém, a aura da montanha, e os patamares da montanha, de onde o mineiro enxerga. Porque, antes de mais, o mineiro é muito espectador”.
À noite, em Novo Cruzeiro, ela se encontrou com apoiadores na sede do PT e com a vice-prefeita da cidade, Deia, uma mulher determinada e aguerrida,  e o ex-prefeito de Virgem da Lapa, Dim Passarinho. Ela visitou a tradicional Festa da Cachaça do município. Cada caminhada, cada conversa e encontro ajuda a fortalecer a nossa campanha!
A sexta-feira, dia 09/9, foi um dia de muitos encontros e muito chão pelo sertão do Vale do Jequitinhonha. Em Capelinha ela encontrou com apoiadores, e também em Angelândia e Setubinha. Seguiu para Minas Novas para conversar com os moradores, conheceu o trabalho artístico da Flor e comprou uma de suas obras.
Depois a caminhada foi nas cidades de Berilo e Chapada do Norte, cidade que tem a maior quantidade de quilombos no  Brasil.
Em Virgem da Lapa foi muito bem acolhida  na casa da companheira Zeza e dialogou com diversas pessoas e apoiadores, junto com o ex-prefeito da cidade, @Dim Passarinho. Gleide reafirmou compromissos com Minas e com a luta pela reconstrução do Brasil elegendo Lula.
“Gosto muito de visitar o Vale do Jequitinhonha, local acolhedor e de gente batalhadora e sofrida. Tenho aqui um olhar de muita vontade de mudar a realidade desse povo. Sempre quando venho me recordo do Guimarães Rosa: “o correr da vida embrulha tudo, a vida é assim: esquenta e esfria, aperta e daí afrouxa, sossega e depois desinquieta. O que ela quer da gente é coragem”.
Gleide visitou a feira de Araçuai, conversou com as pessoas e apreciou as delícias do Vale Jequitinhonha. Em seguida, encontrou com apoiadoras em Itinga, na casa da Ilma e suas irmãs. Durante o caminho para Itaobim Gleide ficou muito chocada com o estado de precariedade da BR 367. É um absurdo como ela se encontra, toda esburacada e abandonada, prejudicando os que precisam dela para trabalhar.
Em Itaobim participou de um grande encontro com a secretária de Saúde @maflaviaoficial e diversos apoiadores e agradeceu ao candidato estadual @drjeanfreire que disponibilizou seu comitê para a conversa.
Gleide conheceu a Casa do Artesão de Jequitinhonha, um espaço de mulheres batalhadoras que preservam a tradição do artesanato. Conversei com apoiadoras e lideranças importantes da cidade @beia123, @marlicemachado7 e @ginecologista_obstetra.
“Apaixonei com todas as peças de lá e não pude deixar de levar para casa esses trabalhos lindos. A cidade me encanta toda vez que a visito. Sou apaixonada pela beleza do Rio Jequitinhonha e com esse povo de luta de todo o Vale do Jequitinhonha. Saí de lá fortalecida e com mais vontade de lutar por nosso país”, salientou.